Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22472

  • Título: Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
  • Autor(es): Alini Oldoni Scariot,Luana Morschheiser,Kenndroa Volnes de Araujo,Marcelo Batista Fornari,Fernanda Aparecida Meglhioratti
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/03/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/10/historicidade-das-mulheres-na-ciencia-e-os-computadores-da-nasa-proposta-didatica-para-o-nivel-medio
  • Código do Recurso: 22472
  • Descrição:

    A História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.

© Canal CECIERJ 2025