Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22472
dc.type | Text |
dc.title | Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio |
dc.description | A História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico. |
dc.creator | Alini Oldoni Scariot,Luana Morschheiser,Kenndroa Volnes de Araujo,Marcelo Batista Fornari,Fernanda Aparecida Meglhioratti |
dc.created | 2025-03-19 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22472/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/10/historicidade-das-mulheres-na-ciencia-e-os-computadores-da-nasa-proposta-didatica-para-o-nivel-medio |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Sequência didática |
dc.subject | Mulheres na Ciência |
dc.subject | Ensino de Química |
dc.subject | Desenvolvimento tecnológico |