Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22472

dc.type Text
dc.title Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
dc.description

A História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.

dc.creator Alini Oldoni Scariot,Luana Morschheiser,Kenndroa Volnes de Araujo,Marcelo Batista Fornari,Fernanda Aparecida Meglhioratti
dc.created 2025-03-19
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22472/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/10/historicidade-das-mulheres-na-ciencia-e-os-computadores-da-nasa-proposta-didatica-para-o-nivel-medio
dc.subject educação pública
dc.subject Sequência didática
dc.subject Mulheres na Ciência
dc.subject Ensino de Química
dc.subject Desenvolvimento tecnológico
© Canal CECIERJ 2025