Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22529
dc.type | Text |
dc.title | A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma revisão narrativa de literatura |
dc.description | Este artigo traz uma revisão narrativa de literatura acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo mapear artigos que abordam os desafios, as estratégias e os impactos dessa transição, fundamentando-se em trabalhos recentes do Google Acadêmico. Foram encontrados 15.600 artigos a respeito do tema, dos quais 15 foram analisados. Essa transição ainda é um desafio e deve ocorrer de forma fluida e sem rupturas pedagógicas. Para que isso aconteça, é necessário que haja formação continuada dos docentes e acolhimento das crianças com afetividade e propostas lúdicas. |
dc.creator | Maria Aparecida de Menezes,Simone Marques Costa,Nicolas Krugel Siqueira,Letícia D'Amato dos Reis Grigorovski,Walaci Magnago,Paula de Castro Nunes |
dc.created | 2025-03-26 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22529/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/11/a-transicao-da-educacao-infantil-para-o-ensino-fundamental-uma-revisao-narrativa-de-literatura |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Educação Infantil |
dc.subject | Ensino Fundamental |
dc.subject | Transição |
dc.subject | Infância |
dc.subject | Alfabetização |
dc.subject | Letramento |