A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma revisão narrativa de literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22529

dc.type Text
dc.title A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma revisão narrativa de literatura
dc.description Este artigo traz uma revisão narrativa de literatura acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo mapear artigos que abordam os desafios, as estratégias e os impactos dessa transição, fundamentando-se em trabalhos recentes do Google Acadêmico. Foram encontrados 15.600 artigos a respeito do tema, dos quais 15 foram analisados. Essa transição ainda é um desafio e deve ocorrer de forma fluida e sem rupturas pedagógicas. Para que isso aconteça, é necessário que haja formação continuada dos docentes e acolhimento das crianças com afetividade e propostas lúdicas.
dc.creator Maria Aparecida de Menezes,Simone Marques Costa,Nicolas Krugel Siqueira,Letícia D'Amato dos Reis Grigorovski,Walaci Magnago,Paula de Castro Nunes
dc.created 2025-03-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22529/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/11/a-transicao-da-educacao-infantil-para-o-ensino-fundamental-uma-revisao-narrativa-de-literatura
dc.subject educação pública
dc.subject Educação Infantil
dc.subject Ensino Fundamental
dc.subject Transição
dc.subject Infância
dc.subject Alfabetização
dc.subject Letramento
© Canal CECIERJ 2025