- Título: Fatores que Influenciam a Aceitação do M-Learning da Aprendizagem em Estruturas do Ensino Superior da Modalidade Educação a Distância - EAD
- Autor(es): Angelita Bett e Rafael Tezza
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 28/03/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2495
- Código do Recurso: 22612
- Descrição: Com a rápida expansão de usuários de dispositivos móveis, principalmente por parte dos estudantes universitários, o m-learning tornou-se um estilo moderno de aprendizagem. Os dispositivos de computação móvel, com características como portabilidade e flexibilidade, possibilitam que os estudantes situem sua aprendizagem de forma informativa, experimentem a aprendizagem com problemas do mundo real e a personalizem de acordo com sua realidade. Este estudo tem o objetivo de mensurar a aceitação dos estudantes do ensino superior que utilizam o m-learning na aprendizagem na modalidade educação a distância, tendo como base a Teoria Unificada de Aceitação e Tecnologia. Foi desenvolvido um questionário considerando os construtos de Autogestão de Aprendizagem Móvel; Interatividade; Facilidade de Uso Percebida; Facilidade de Uso Percebida e Influência Social. Participaram deste estudo o total de 477 alunos de uma instituição de ensino superior de modalidade ensino a distância. Os resultados evidenciaram quatro construtos (Autogestão de Aprendizagem Móvel, Facilidade de Uso, Utilidade de Uso Percebida e Influência Social), sendo, o modelo teórico inicial redesenhado para este contexto. O novo modelo foi testado com PLS-SEM e os resultados mostraram que a ?Autogestão de Aprendizagem Móvel? não apresenta influência significativa na aceitação do m-learning e que a ?Influência Social? é o construto que mais impacta na aceitação, seguida pela ?Utilidade de Uso Percebida? e pela ?Facilidade de Uso?.
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