Fatores que Influenciam a Aceitação do M-Learning da Aprendizagem em Estruturas do Ensino Superior da Modalidade Educação a Distância - EAD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22612

dc.type Text
dc.title Fatores que Influenciam a Aceitação do M-Learning da Aprendizagem em Estruturas do Ensino Superior da Modalidade Educação a Distância - EAD
dc.description Com a rápida expansão de usuários de dispositivos móveis, principalmente por parte dos estudantes universitários, o m-learning tornou-se um estilo moderno de aprendizagem. Os dispositivos de computação móvel, com características como portabilidade e flexibilidade, possibilitam que os estudantes situem sua aprendizagem de forma informativa, experimentem a aprendizagem com problemas do mundo real e a personalizem de acordo com sua realidade. Este estudo tem o objetivo de mensurar a aceitação dos estudantes do ensino superior que utilizam o m-learning na aprendizagem na modalidade educação a distância, tendo como base a Teoria Unificada de Aceitação e Tecnologia. Foi desenvolvido um questionário considerando os construtos de Autogestão de Aprendizagem Móvel; Interatividade; Facilidade de Uso Percebida; Facilidade de Uso Percebida e Influência Social. Participaram deste estudo o total de 477 alunos de uma instituição de ensino superior de modalidade ensino a distância. Os resultados evidenciaram quatro construtos (Autogestão de Aprendizagem Móvel, Facilidade de Uso, Utilidade de Uso Percebida e Influência Social), sendo, o modelo teórico inicial redesenhado para este contexto. O novo modelo foi testado com PLS-SEM e os resultados mostraram que a ?Autogestão de Aprendizagem Móvel? não apresenta influência significativa na aceitação do m-learning e que a ?Influência Social? é o construto que mais impacta na aceitação, seguida pela ?Utilidade de Uso Percebida? e pela ?Facilidade de Uso?.   
dc.creator Angelita Bett e Rafael Tezza
dc.created 2025-03-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22612/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2495
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject M-learning
© Canal CECIERJ 2025