Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22684

  • Título: Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão
  • Autor(es): Héctor Luis Baz Reyes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/04/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/14/conhecendo-a-cultura-surda-e-as-provocacoes-da-inclusao
  • Código do Recurso: 22684
  • Descrição: Este relato apresenta a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.
© Canal CECIERJ 2025