Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22684

dc.type Text
dc.title Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão
dc.description Este relato apresenta a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.
dc.creator Héctor Luis Baz Reyes
dc.created 2025-04-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22684/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/14/conhecendo-a-cultura-surda-e-as-provocacoes-da-inclusao
dc.subject educação pública
dc.subject Cultura surda
dc.subject inclusão
dc.subject alfabetização
© Canal CECIERJ 2025