Aceitação de Tecnologia no Ensino Superior de Administração: um Estudo com Docentes que Usam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) nas Universidades do Rio Grande do Sul

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  • Título: Aceitação de Tecnologia no Ensino Superior de Administração: um Estudo com Docentes que Usam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) nas Universidades do Rio Grande do Sul
  • Autor(es): Darel Chris Daudet Mavoungou, Lucas Santos Cerqueira, Guilherme Lerch Lunardi e Pietro Cunha Dolci
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/04/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2431
  • Código do Recurso: 22689
  • Descrição: Objetivou-se nesta pesquisa investigar fatores que influenciam a aceitação das TICs no ensino superior, em especial o AVA, por parte dos docentes do curso de Administração de diferentes instituições do Rio Grande do Sul (RS). O estudo explorou as variáveis do modelo TAM (Technology Acceptance Model), sendo elas: a Utilidade percebida (UP), a Facilidade de uso (FU), a Atitude em Relação à Tecnologia (ART) e a Intenção Comportamental (IC), sendo incluídas ao modelo variáveis externas. Trata-se de um estudo de caráter  exploratório-descritivo, realizado por meio de uma pesquisa survey com 118 docentes de 26 instituições públicas e privadas do RS. A análise foi realizada por meio da modelagem de equações estruturais, apoiada pelo software SmartPLS-SEM. Identificou-se que a utilidade percebida da plataforma é a variável que mais influencia os docentes pesquisados quanto a sua intenção de utilizar o AVA, sendo seguida pela sua atitude (positiva ou negativa) em relação à tecnologia. A satisfação percebida com a tecnologia e a autoeficácia dos docentes do curso de Administração das universidades pesquisadas mostraram-se como os principais preditores da utilidade percebida e da facilidade de uso do AVA. Já as normas subjetivas, a experiência e a ansiedade com o uso do computador não demonstraram influência significativa no modelo testado. O estudo amplia o conjunto de dados empíricos relacionados às discussões sobre o modelo TAM. Ademais, na pesquisa evidencia-se não apenas a receptividade positiva dos docentes em relação ao AVA, como também se destaca a importância de oferecer cursos de capacitação que promovam maior familiaridade dos professores com a plataforma.
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