Curso Híbrido sobre Consulta de Puericultura: Construção e Validação de Conteúdo e Semântica

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  • Título: Curso Híbrido sobre Consulta de Puericultura: Construção e Validação de Conteúdo e Semântica
  • Autor(es): Alana Camila Schneider, Carine Vendruscolo, Alysson Ramos Artuso e Elisangela Argenta Zanatta
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/04/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2347
  • Código do Recurso: 22691
  • Descrição: Introdução: cursos híbridos representam uma estratégia eficaz para a Educação Permanente em Saúde promovendo a autonomia do enfermeiro em sua formação continuada. Para isso, seu planejamento deve estar alinhado às necessidades da prática profissional, garantindo a participação ativa dos enfermeiros no processo de aprendizagem. Objetivo: descrever o processo de construção e validação de um curso híbrido sobre a consulta de puericultura realizada pelo enfermeiro. Metodologia: pesquisa metodológica desenvolvida em cinco etapas: fase exploratória, construção da tecnologia, validação de conteúdo, implantação e validação semântica. A validação de conteúdo envolveu nove enfermeiros especialistas na área e a semântica 24 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde. A análise ocorreu pelo Índice de Validação de Conteúdo, Índice de Concordância Semântica e coeficiente de Kappa. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados:  a fase exploratória subsidiou a escolha da tecnologia, o conteúdo e a definição do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alojar o curso. Os resultados da validação demonstraram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,92, um Índice de Concordância Semântica de 0,99 e coeficientes de Kappa de 0,31 e 0,43, respectivamente. Conclusões: o curso desenvolvido apresenta adequação, favorecendo a construção do conhecimento e demonstrando potencial de replicabilidade.
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