Curso Híbrido sobre Consulta de Puericultura: Construção e Validação de Conteúdo e Semântica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22691

dc.type Text
dc.title Curso Híbrido sobre Consulta de Puericultura: Construção e Validação de Conteúdo e Semântica
dc.description Introdução: cursos híbridos representam uma estratégia eficaz para a Educação Permanente em Saúde promovendo a autonomia do enfermeiro em sua formação continuada. Para isso, seu planejamento deve estar alinhado às necessidades da prática profissional, garantindo a participação ativa dos enfermeiros no processo de aprendizagem. Objetivo: descrever o processo de construção e validação de um curso híbrido sobre a consulta de puericultura realizada pelo enfermeiro. Metodologia: pesquisa metodológica desenvolvida em cinco etapas: fase exploratória, construção da tecnologia, validação de conteúdo, implantação e validação semântica. A validação de conteúdo envolveu nove enfermeiros especialistas na área e a semântica 24 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde. A análise ocorreu pelo Índice de Validação de Conteúdo, Índice de Concordância Semântica e coeficiente de Kappa. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados:  a fase exploratória subsidiou a escolha da tecnologia, o conteúdo e a definição do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alojar o curso. Os resultados da validação demonstraram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,92, um Índice de Concordância Semântica de 0,99 e coeficientes de Kappa de 0,31 e 0,43, respectivamente. Conclusões: o curso desenvolvido apresenta adequação, favorecendo a construção do conhecimento e demonstrando potencial de replicabilidade.
dc.creator Alana Camila Schneider, Carine Vendruscolo, Alysson Ramos Artuso e Elisangela Argenta Zanatta
dc.created 2025-04-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22691/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2347
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Tecnologia educacional
© Canal CECIERJ 2025