Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22691
| dc.type | Text |
| dc.title | Curso Híbrido sobre Consulta de Puericultura: Construção e Validação de Conteúdo e Semântica |
| dc.description | Introdução: cursos híbridos representam uma estratégia eficaz para a Educação Permanente em Saúde promovendo a autonomia do enfermeiro em sua formação continuada. Para isso, seu planejamento deve estar alinhado às necessidades da prática profissional, garantindo a participação ativa dos enfermeiros no processo de aprendizagem. Objetivo: descrever o processo de construção e validação de um curso híbrido sobre a consulta de puericultura realizada pelo enfermeiro. Metodologia: pesquisa metodológica desenvolvida em cinco etapas: fase exploratória, construção da tecnologia, validação de conteúdo, implantação e validação semântica. A validação de conteúdo envolveu nove enfermeiros especialistas na área e a semântica 24 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde. A análise ocorreu pelo Índice de Validação de Conteúdo, Índice de Concordância Semântica e coeficiente de Kappa. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a fase exploratória subsidiou a escolha da tecnologia, o conteúdo e a definição do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alojar o curso. Os resultados da validação demonstraram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,92, um Índice de Concordância Semântica de 0,99 e coeficientes de Kappa de 0,31 e 0,43, respectivamente. Conclusões: o curso desenvolvido apresenta adequação, favorecendo a construção do conhecimento e demonstrando potencial de replicabilidade. |
| dc.creator | Alana Camila Schneider, Carine Vendruscolo, Alysson Ramos Artuso e Elisangela Argenta Zanatta |
| dc.created | 2025-04-30 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22691/metadados |
| dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2347 |
| dc.subject | ead |
| dc.subject | eademfoco |
| dc.subject | ead em foco |
| dc.subject | Tecnologia educacional |