Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22712

  • Título: Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas
  • Autor(es): Victor Henrique Santos França,Clívio Pimentel Júnior
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 14/05/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/17/cruzando-fronteiras-entre-universidade-e-educacao-basica-a-sinfonia-entre-residencia-pedagogica-e-atuacao-docente-na-formacao-inicial-de-professores-em-ciencias-biologicas
  • Código do Recurso: 22712
  • Descrição: Este artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.
© Canal CECIERJ 2025