Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22712
| dc.type | Text |
| dc.title | Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas |
| dc.description | Este artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas. |
| dc.creator | Victor Henrique Santos França,Clívio Pimentel Júnior |
| dc.created | 2025-05-14 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22712/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/17/cruzando-fronteiras-entre-universidade-e-educacao-basica-a-sinfonia-entre-residencia-pedagogica-e-atuacao-docente-na-formacao-inicial-de-professores-em-ciencias-biologicas |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Programa de Residência Pedagógica |
| dc.subject | Formação Inicial Docente |
| dc.subject | Ensino de Ciências |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular |