Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22712

dc.type Text
dc.title Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas
dc.description Este artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.
dc.creator Victor Henrique Santos França,Clívio Pimentel Júnior
dc.created 2025-05-14
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22712/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/17/cruzando-fronteiras-entre-universidade-e-educacao-basica-a-sinfonia-entre-residencia-pedagogica-e-atuacao-docente-na-formacao-inicial-de-professores-em-ciencias-biologicas
dc.subject educação pública
dc.subject Programa de Residência Pedagógica
dc.subject Formação Inicial Docente
dc.subject Ensino de Ciências
dc.subject Base Nacional Comum Curricular
© Canal CECIERJ 2025