Proposta de um framework conceitual para desenvolvimento de atividades de Ciência da Computação Desplugada

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22715

  • Título: Proposta de um framework conceitual para desenvolvimento de atividades de Ciência da Computação Desplugada
  • Autor(es): Ângelo Magno de Jesus,Josiane Silva Lucas,Leidiane Silva Soares
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 14/05/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/17/proposta-de-um-framework-conceitual-para-desenvolvimento-de-atividades-de-ciencia-da-computacao-desplugada
  • Código do Recurso: 22715
  • Descrição: O ensino de conceitos de Ciência da Computação pode trazer grandes contribuições para a Educação, pois podem ser utilizados para a resolução de problemas em variados campos. No entanto, alguns educadores podem ter dificuldade de desenvolver atividades desse tipo, por limitações tecnológicas ou de planejamento. Este artigo propõe um framework conceitual para o desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação da Ciência da Computação Desplugada e descreve relatos de experiências. Por fim, os resultados obtidos na aplicação das atividades sugerem que o framework pode ser promissor para o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a Ciência da Computação Desplugada.
© Canal CECIERJ 2025