- Título: Aprendizagem Baseada em Problemas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades de ensino da Matemática
- Autor(es): Angela Hese Rodrigues de Amorim
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 21/05/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/18/aprendizagem-baseada-em-problemas-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental-possibilidades-de-ensino-da-matematica
- Código do Recurso: 22722
- Descrição: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que visa ao pleno desenvolvimento de conceitos, de procedimentos e de atitudes dos discentes por meio de trabalhos colaborativos. Este artigo objetiva apresentar possibilidades e práticas de ensino de Matemática entre alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, comparando a metodologia com métodos tradicionais para avaliar sua eficácia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa, que busca identificar as mudanças ocorridas na aprendizagem com a aplicação dessa metodologia ativa no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal.
© Canal CECIERJ 2025