Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22730

  • Título: Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas
  • Autor(es): Lucas Barroso Rego,Luan Ferreira da Silva Paz,Ednaldo Barbosa dos Santos,Igor Cardoso Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 28/05/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/19/repensando-o-ensino-de-historia-a-partir-de-abordagens-interdisciplinares-e-micro-historicas
  • Código do Recurso: 22730
  • Descrição:

    O artigo propõe repensar o ensino de História por meio da integração entre a interdisciplinaridade e a micro-história. Com base em autores como Ginzburg, Bourdieu e Revel, defende-se que a valorização de trajetórias biográficas e narrativas subalternas permite ampliar a compreensão histórica para além das grandes estruturas, aproximando o ensino da realidade dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e reflexivo, utilizou estudos de caso, visando construir estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar. Os resultados apontam que o uso de biografias em sala de aula potencializa o engajamento dos estudantes a uma leitura mais complexa do social.

© Canal CECIERJ 2025