Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22730
| dc.type | Text |
| dc.title | Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas |
| dc.description | O artigo propõe repensar o ensino de História por meio da integração entre a interdisciplinaridade e a micro-história. Com base em autores como Ginzburg, Bourdieu e Revel, defende-se que a valorização de trajetórias biográficas e narrativas subalternas permite ampliar a compreensão histórica para além das grandes estruturas, aproximando o ensino da realidade dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e reflexivo, utilizou estudos de caso, visando construir estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar. Os resultados apontam que o uso de biografias em sala de aula potencializa o engajamento dos estudantes a uma leitura mais complexa do social. |
| dc.creator | Lucas Barroso Rego,Luan Ferreira da Silva Paz,Ednaldo Barbosa dos Santos,Igor Cardoso Silva |
| dc.created | 2025-05-28 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22730/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/19/repensando-o-ensino-de-historia-a-partir-de-abordagens-interdisciplinares-e-micro-historicas |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Interdisciplinaridade |
| dc.subject | Micro-História |
| dc.subject | Prática Pedagógica |