Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22730

dc.type Text
dc.title Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas
dc.description

O artigo propõe repensar o ensino de História por meio da integração entre a interdisciplinaridade e a micro-história. Com base em autores como Ginzburg, Bourdieu e Revel, defende-se que a valorização de trajetórias biográficas e narrativas subalternas permite ampliar a compreensão histórica para além das grandes estruturas, aproximando o ensino da realidade dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e reflexivo, utilizou estudos de caso, visando construir estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar. Os resultados apontam que o uso de biografias em sala de aula potencializa o engajamento dos estudantes a uma leitura mais complexa do social.

dc.creator Lucas Barroso Rego,Luan Ferreira da Silva Paz,Ednaldo Barbosa dos Santos,Igor Cardoso Silva
dc.created 2025-05-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22730/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/19/repensando-o-ensino-de-historia-a-partir-de-abordagens-interdisciplinares-e-micro-historicas
dc.subject educação pública
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Micro-História
dc.subject Prática Pedagógica
© Canal CECIERJ 2025