Trabalhando os gêneros textuais no atendimento educacional especializado em Libras

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22759

  • Título: Trabalhando os gêneros textuais no atendimento educacional especializado em Libras
  • Autor(es): Morgana Machado Henrique
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 18/06/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/22/trabalhando-os-generos-textuais-no-atendimento-educacional-especializado-em-libras
  • Código do Recurso: 22759
  • Descrição:

    Neste estudo, investiga-se o ensino dos gêneros textuais no contexto do atendimento educacional especializado. Consideram-se as diretrizes municipais, a BNCC, o AEE, a Identidade e Cultura Surda, o ensino de Libras e a Pedagogia Visual. Utilizam-se métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam o impacto positivo do enfoque na Identidade e Cultura Surda, com o aluno demonstrando maior interesse e aprimoramento na interpretação das temáticas abordadas. Este estudo contribui para a Educação de Surdos, oferecendo percepções cruciais sobre estratégias pedagógicas centradas no aluno.

© Canal CECIERJ 2025