Psicomotricidade infantil: a música como ferramenta promotora de desenvolvimento

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22780

  • Título: Psicomotricidade infantil: a música como ferramenta promotora de desenvolvimento
  • Autor(es): Adeisa Conceição Costa,Amanda Helena Círico
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/24/psicomotricidade-infantil-a-musica-como-ferramenta-promotora-de-desenvolvimento
  • Código do Recurso: 22780
  • Descrição:

    A Psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano por meio de seu corpo em movimento, em relação com seu mundo interno e externo. Por meio de pesquisa bibliográfica, investigou-se a relação entre Psicomotricidade e Música com o objetivo de identificar de que maneira a música pode promover o desenvolvimento psicomotor na infância. Constatou-se a existência de estudos, tanto na área da Psicologia quanto na Educação Física, que abordam o movimento corporal na infância que serviram como importante subsídio para este trabalho. A teoria proposta por Henri Wallon constitui um relevante marco teórico para a compreensão do desenvolvimento psicomotor, bem como para a utilização da música como ferramenta de estímulo a esse desenvolvimento.

© Canal CECIERJ 2025