O potencial de um álbum de figurinhas como recurso auxiliar na alfabetização de um aluno TEA do 1º ano do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22789

  • Título: O potencial de um álbum de figurinhas como recurso auxiliar na alfabetização de um aluno TEA do 1º ano do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Thallytah Leite Alves,Cristiane Duque de Souza Pantoja
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/25/o-potencial-de-um-album-de-figurinhas-como-recurso-auxiliar-na-alfabetizacao-de-um-aluno-tea-do-1-ano-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 22789
  • Descrição:

    Este relato aborda uma intervenção pedagógica na alfabetização de um aluno com TEA e TDAH no 1º ano do Ensino Fundamental em Parintins/AM. Utilizou-se o álbum de figurinhas do Homem-Aranha como ferramenta educativa, integrando atividades personalizadas de Língua Portuguesa e de Matemática para estimular o interesse e o aprendizado. O recurso visual e lúdico demonstrou resultados positivos, promovendo avanços na alfabetização e maior engajamento do aluno, mas reconhece desafios no processo e ressalta a importância de abordagens flexíveis. Assim, destaca-se a relevância de práticas inclusivas e adaptativas.

© Canal CECIERJ 2025