A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22813

  • Título: A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio
  • Autor(es): Fabricio Rodrigues Pereira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/27/a-entalpia-como-um-conceito-cientifico-uma-tematica-de-ensino-de-quimica-inapropriada-para-o-ensino-medio
  • Código do Recurso: 22813
  • Descrição:

    A abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino.

© Canal CECIERJ 2025