Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22813
| dc.type | Text |
| dc.title | A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio |
| dc.description | A abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino. |
| dc.creator | Fabricio Rodrigues Pereira |
| dc.created | 2025-07-23 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22813/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/27/a-entalpia-como-um-conceito-cientifico-uma-tematica-de-ensino-de-quimica-inapropriada-para-o-ensino-medio |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Ensino de Química |
| dc.subject | Termoquímica |
| dc.subject | Termodinâmica |
| dc.subject | Calor |