A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22813

dc.type Text
dc.title A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio
dc.description

A abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino.

dc.creator Fabricio Rodrigues Pereira
dc.created 2025-07-23
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22813/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/27/a-entalpia-como-um-conceito-cientifico-uma-tematica-de-ensino-de-quimica-inapropriada-para-o-ensino-medio
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de Química
dc.subject Termoquímica
dc.subject Termodinâmica
dc.subject Calor
© Canal CECIERJ 2025