A pesquisa-ação na escola: ações e interações

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22821

  • Título: A pesquisa-ação na escola: ações e interações
  • Autor(es): Maria Rosenilda Pires Ferreira,Jussara Santos Pimenta
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 30/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/28/a-pesquisa-acao-na-escola-acoes-e-interacoes
  • Código do Recurso: 22821
  • Descrição:

    O artigo foi realizado por meio de estudos bibliográficos, tendo como foco a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação. Entre os autores que fundamentam os debates, destacam-se Thiollent, Franco, André, Tripp e Gatti. O objetivo deste trabalho é mostrar a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação como fundamentais para o processo de produção de conhecimentos científicos, de modo a contribuir para detectar problemas e, consequentemente, viabilizar alternativas a partir da interação com o grupo foco. Portanto, os diálogos com o grupo participante da pesquisa e com o pesquisador são necessários e possibilitam a resolução de problemas vivenciados no cotidiano escolar.

© Canal CECIERJ 2025