A pesquisa-ação na escola: ações e interações

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22821

dc.type Text
dc.title A pesquisa-ação na escola: ações e interações
dc.description

O artigo foi realizado por meio de estudos bibliográficos, tendo como foco a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação. Entre os autores que fundamentam os debates, destacam-se Thiollent, Franco, André, Tripp e Gatti. O objetivo deste trabalho é mostrar a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação como fundamentais para o processo de produção de conhecimentos científicos, de modo a contribuir para detectar problemas e, consequentemente, viabilizar alternativas a partir da interação com o grupo foco. Portanto, os diálogos com o grupo participante da pesquisa e com o pesquisador são necessários e possibilitam a resolução de problemas vivenciados no cotidiano escolar.

dc.creator Maria Rosenilda Pires Ferreira,Jussara Santos Pimenta
dc.created 2025-07-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22821/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/28/a-pesquisa-acao-na-escola-acoes-e-interacoes
dc.subject educação pública
dc.subject Educação
dc.subject Pesquisa-ação
dc.subject Pesquisa qualitativa na Escola
© Canal CECIERJ 2025