Processos Formativos On-line inclusivos: Possibilidades com a Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e o DUA

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  • Título: Processos Formativos On-line inclusivos: Possibilidades com a Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e o DUA
  • Autor(es): Gabriela Alias Rios, Vinícius Santana dos Santos, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Klaus Schlünzen Junior
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/08/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2588
  • Código do Recurso: 22825
  • Descrição: Este artigo objetiva apresentar experiência formativa on-line para educadores inclusivos, elaborada de acordo a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e do Desenho Universal para Aprendizagem, para o planejamento pedagógico inclusivo pautado nessas teorias, com uso da Inteligência Artificial Generativa. O percurso formativo analisado foi parte de pesquisa de pós-doutorado, e visou investigar as possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas por meio da articulação entre essas abordagens teóricas e o uso da inteligência artificial generativa. Os professores-cursistas foram incentivados a planejar, aplicar e refletir sobre práticas baseadas em seus contextos, seguindo a espiral de aprendizagem. A formação envolveu atividades assíncronas e síncronas, priorizando a reflexão sobre a prática, o protagonismo dos professores-cursistas e a elaboração e aplicação de atividade com base nas teorias e com apoio da inteligência artificial generativa. Os resultados revelaram que os professores-cursistas reconheceram que essas teorias e a inteligência artificial generativa colaboraram para a personalização do ensino e relataram mudanças nas práticas pedagógicas. A análise revelou desafios como a compreensão correta do Desenho Universal para Aprendizagem e da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e uso inadequado da inteligência artificial. O estudo reforçou a convergência entre abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e Desenho Universal para Aprendizagem como base para o planejamento de processos formativos inclusivos e de qualidade. Concluiu-se que experiências formativas estruturadas a partir dessas abordagens, aliadas ao uso ético da inteligência artificial, são promissoras para a efetivação de processos formativos on-line inclusivos que colaboram para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas nas escolas e instituições de ensino.
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