Processos Formativos On-line inclusivos: Possibilidades com a Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e o DUA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22825

dc.type Text
dc.title Processos Formativos On-line inclusivos: Possibilidades com a Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e o DUA
dc.description Este artigo objetiva apresentar experiência formativa on-line para educadores inclusivos, elaborada de acordo a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e do Desenho Universal para Aprendizagem, para o planejamento pedagógico inclusivo pautado nessas teorias, com uso da Inteligência Artificial Generativa. O percurso formativo analisado foi parte de pesquisa de pós-doutorado, e visou investigar as possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas por meio da articulação entre essas abordagens teóricas e o uso da inteligência artificial generativa. Os professores-cursistas foram incentivados a planejar, aplicar e refletir sobre práticas baseadas em seus contextos, seguindo a espiral de aprendizagem. A formação envolveu atividades assíncronas e síncronas, priorizando a reflexão sobre a prática, o protagonismo dos professores-cursistas e a elaboração e aplicação de atividade com base nas teorias e com apoio da inteligência artificial generativa. Os resultados revelaram que os professores-cursistas reconheceram que essas teorias e a inteligência artificial generativa colaboraram para a personalização do ensino e relataram mudanças nas práticas pedagógicas. A análise revelou desafios como a compreensão correta do Desenho Universal para Aprendizagem e da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e uso inadequado da inteligência artificial. O estudo reforçou a convergência entre abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa e Desenho Universal para Aprendizagem como base para o planejamento de processos formativos inclusivos e de qualidade. Concluiu-se que experiências formativas estruturadas a partir dessas abordagens, aliadas ao uso ético da inteligência artificial, são promissoras para a efetivação de processos formativos on-line inclusivos que colaboram para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas nas escolas e instituições de ensino.
dc.creator Gabriela Alias Rios, Vinícius Santana dos Santos, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e Klaus Schlünzen Junior
dc.created 2025-08-04
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22825/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2588
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Formação on-line
© Canal CECIERJ 2025