Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22833

  • Título: Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros
  • Autor(es): Paulo Vitor da Silva Santiago,Graciele Sousa da Silva,Francisco Cleuton de Araújo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/29/um-estudo-de-caso-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental-a-aplicacao-de-jogo-no-ensino-de-numeros-inteiros
  • Código do Recurso: 22833
  • Descrição:

    Este estudo surgiu da necessidade de superar as dificuldades dos alunos na compreensão de números inteiros. Objetiva-se analisar uma estratégia de aprendizagem dos números inteiros com o jogo Intege Bank para alunos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de caso, desenvolvemos a implementação do jogo de cartas Intege Bank como método principal. Os resultados obtidos durante o jogo e análises de desempenho pré e pós-intervenção revelaram pontos significativamente positivos na aprendizagem com números inteiros.

© Canal CECIERJ 2025