A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22839

  • Título: A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais
  • Autor(es): Érica Pires Conde
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 13/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/30/a-relacao-entre-contextos-e-propositos-comunicativos-uma-via-para-o-ensino-dos-generos-textuais
  • Código do Recurso: 22839
  • Descrição:

    Este texto tem como objetivo analisar a relação entre contexto e propósito comunicativo nos estudos dos gêneros textuais. Para tanto, foi construído um ensaio teórico reunindo pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, citando autores como Swales, Greenwood, Devitt, Miller, Askehave e Swales, Bezerra, Alves Filho, Bawarshi e Reiff, Belini e Oliveira. O resultado do estudo mostra que o contexto é elemento indissociável dos propósitos comunicativos, sendo necessário seu destaque no ensino dos gêneros textuais em sala de aula.

© Canal CECIERJ 2025