Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22839
| dc.type | Text |
| dc.title | A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais |
| dc.description | Este texto tem como objetivo analisar a relação entre contexto e propósito comunicativo nos estudos dos gêneros textuais. Para tanto, foi construído um ensaio teórico reunindo pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, citando autores como Swales, Greenwood, Devitt, Miller, Askehave e Swales, Bezerra, Alves Filho, Bawarshi e Reiff, Belini e Oliveira. O resultado do estudo mostra que o contexto é elemento indissociável dos propósitos comunicativos, sendo necessário seu destaque no ensino dos gêneros textuais em sala de aula. |
| dc.creator | Érica Pires Conde |
| dc.created | 2025-08-13 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22839/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/30/a-relacao-entre-contextos-e-propositos-comunicativos-uma-via-para-o-ensino-dos-generos-textuais |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Contextos |
| dc.subject | Propósitos comunicativos |
| dc.subject | Gêneros textuais |