A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22839

dc.type Text
dc.title A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais
dc.description

Este texto tem como objetivo analisar a relação entre contexto e propósito comunicativo nos estudos dos gêneros textuais. Para tanto, foi construído um ensaio teórico reunindo pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, citando autores como Swales, Greenwood, Devitt, Miller, Askehave e Swales, Bezerra, Alves Filho, Bawarshi e Reiff, Belini e Oliveira. O resultado do estudo mostra que o contexto é elemento indissociável dos propósitos comunicativos, sendo necessário seu destaque no ensino dos gêneros textuais em sala de aula.

dc.creator Érica Pires Conde
dc.created 2025-08-13
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22839/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/30/a-relacao-entre-contextos-e-propositos-comunicativos-uma-via-para-o-ensino-dos-generos-textuais
dc.subject educação pública
dc.subject Contextos
dc.subject Propósitos comunicativos
dc.subject Gêneros textuais
© Canal CECIERJ 2025