Debate regrado: um relato de experiência em uma turma da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22878

  • Título: Debate regrado: um relato de experiência em uma turma da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo
  • Autor(es): Leandro de Souza França,Adriana Moreira de Souza Corrêa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/34/debate-regrado-um-relato-de-experiencia-em-uma-turma-da-1-serie-do-ensino-medio-da-rede-publica-estadual-de-sao-paulo
  • Código do Recurso: 22878
  • Descrição:

    O trabalho relata uma prática de ensino de Língua Portuguesa do gênero debate regrado, trabalhando o eixo da oralidade para desenvolver algumas habilidades definidas pela BNCC em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola do PEI de São Paulo. Trata-se de pesquisa descritiva, ex-post-facto, com dados oriundos do registro do docente e analisados na perspectiva do ensino de Língua Portuguesa em práticas de letramento. Destaca-se o uso da pesquisa sobre o tema em mídias digitais, o planejamento e construção da argumentação, escuta e reflexão a partir da fala do outro para a reformulação de argumentos.

© Canal CECIERJ 2025