- Título: Proposta de ensino de conjunções com o uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas
- Autor(es): Cleiliane Sisi Peixoto,Evellin Cerosino de Souza
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 01/10/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/37/proposta-de-ensino-de-conjuncoes-com-o-uso-da-metodologia-ativa-aprendizagem-baseada-em-problemas
- Código do Recurso: 22907
- Descrição: O presente artigo avalia a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas (ABP), investigando se ela contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem de conjunções em comparação aos métodos tradicionais, apesar de a ABP não ser muito utilizada na área de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, aplica a ABP em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia/GO. O estudo fundamenta-se na perspectiva funcionalista da linguagem e no ensino de gramática proposto por Neves, sob o viés da língua como instrumento de interação social.
© Canal CECIERJ 2025