Proposta de ensino de conjunções com o uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22907

dc.type Text
dc.title Proposta de ensino de conjunções com o uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas
dc.description O presente artigo avalia a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas (ABP), investigando se ela contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem de conjunções em comparação aos métodos tradicionais, apesar de a ABP não ser muito utilizada na área de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, aplica a ABP em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia/GO. O estudo fundamenta-se na perspectiva funcionalista da linguagem e no ensino de gramática proposto por Neves, sob o viés da língua como instrumento de interação social.
dc.creator Cleiliane Sisi Peixoto,Evellin Cerosino de Souza
dc.created 2025-10-01
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22907/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/37/proposta-de-ensino-de-conjuncoes-com-o-uso-da-metodologia-ativa-aprendizagem-baseada-em-problemas
dc.subject educação pública
dc.subject Metodologias Ativas
dc.subject Aprendizagem Baseada em Problemas
dc.subject Conjunções
© Canal CECIERJ 2025