Aprendizagem e animação 3D no Tinkercad: um estudo sobre sólidos geométricos à luz dos critérios de idoneidade didática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22944

  • Título: Aprendizagem e animação 3D no Tinkercad: um estudo sobre sólidos geométricos à luz dos critérios de idoneidade didática
  • Autor(es): Gabriele Silva Carneiro Batista,Marisa da Silva Araújo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/41/aprendizagem-e-animacao-3d-no-tinkercad-um-estudo-sobre-solidos-geometricos-a-luz-dos-criterios-de-idoneidade-didatica
  • Código do Recurso: 22944
  • Descrição: O presente estudo analisou o desenvolvimento da percepção dos estudantes ao realizarem tarefas matemáticas elaboradas com base nos critérios de idoneidade didática para serem executadas na plataforma Tinkercad. A atividade foi aplicada no 1° ano C dos Itinerários Formativos de Exatas, na disciplina de Matemática Elementar, no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco. Os dados foram coletados por meio de questionário online e observações durante as aulas. A tarefa digital, elaborada pela professora tutora, foi avaliada com base nos protótipos produzidos pelos estudantes.
© Canal CECIERJ 2025