Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22953

  • Título: Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência
  • Autor(es): Adriana Marques Sampaio,Marcia Martins de Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 05/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/42/contribuicoes-da-caixamatica-no-ensino-dos-fatos-basicos-da-multiplicacao-nos-anos-iniciais-relato-de-experiencia
  • Código do Recurso: 22953
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos “Matemática fora da Caixa”, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro.
© Canal CECIERJ 2025