Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22953
| dc.type | Text |
| dc.title | Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência |
| dc.description | Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos “Matemática fora da Caixa”, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. |
| dc.creator | Adriana Marques Sampaio,Marcia Martins de Oliveira |
| dc.created | 2025-11-05 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22953/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/42/contribuicoes-da-caixamatica-no-ensino-dos-fatos-basicos-da-multiplicacao-nos-anos-iniciais-relato-de-experiencia |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Ensino |
| dc.subject | Jogos |
| dc.subject | Multiplicação |