Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22953

dc.type Text
dc.title Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência
dc.description Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos “Matemática fora da Caixa”, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro.
dc.creator Adriana Marques Sampaio,Marcia Martins de Oliveira
dc.created 2025-11-05
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22953/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/42/contribuicoes-da-caixamatica-no-ensino-dos-fatos-basicos-da-multiplicacao-nos-anos-iniciais-relato-de-experiencia
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino
dc.subject Jogos
dc.subject Multiplicação
© Canal CECIERJ 2025