Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de equilíbrio térmico

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22989

  • Título: Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de equilíbrio térmico
  • Autor(es): Matheus Silva Sá,Felipe Alves de Lima,Paulo Henrique Prazeres Dias,Marco Aurélio Clemente Gonçalves,Mariele Regina Pinheiro Gonçalves
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/12/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/46/abordagem-dos-tres-momentos-pedagogicos-no-estudo-de-equilibrio-termico
  • Código do Recurso: 22989
  • Descrição: O Ensino de Ciências leva os estudantes a questionar as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Este trabalho aborda a aplicação de uma sequência didática fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de equilíbrio térmico em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi estruturada em três etapas: problematização inicial, organização dos conhecimentos e aplicação do conhecimento; tem o objetivo de aprimorar o ensino de Ciências, aproveitando as experiências de vida dos alunos e a realização de experimentos reais.
© Canal CECIERJ 2025