Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22989
| dc.type | Text |
| dc.title | Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de equilíbrio térmico |
| dc.description | O Ensino de Ciências leva os estudantes a questionar as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Este trabalho aborda a aplicação de uma sequência didática fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de equilíbrio térmico em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi estruturada em três etapas: problematização inicial, organização dos conhecimentos e aplicação do conhecimento; tem o objetivo de aprimorar o ensino de Ciências, aproveitando as experiências de vida dos alunos e a realização de experimentos reais. |
| dc.creator | Matheus Silva Sá,Felipe Alves de Lima,Paulo Henrique Prazeres Dias,Marco Aurélio Clemente Gonçalves,Mariele Regina Pinheiro Gonçalves |
| dc.created | 2025-12-03 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22989/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/46/abordagem-dos-tres-momentos-pedagogicos-no-estudo-de-equilibrio-termico |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Sequência Didática |
| dc.subject | Três Momentos Pedagógicos |
| dc.subject | Equilíbrio Térmico |