Inclusão educacional de autistas em escolas militares de Minas Gerais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18384

  • Título: Inclusão educacional de autistas em escolas militares de Minas Gerais
  • Autor(es): Antônio Eustáquio de Oliveira Fam,Sérgio Pereira dos Reis,Jefferson Rodrigues da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 04/02/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/5/inclusao-educacional-de-autistas-em-escolas-militares-de-minas-gerais
  • Código do Recurso: 18384
  • Descrição: O Estado brasileiro tem o dever e o compromisso de assegurar a todos os brasileiros o acesso à educação, sendo a educação um direito social. Porém, mesmo com diretrizes específicas, como a instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a inclusão da pessoa autista na educação formal não é observada de forma plena em muitas escolas do país e há poucos estudos sobre a inclusão desses alunos nas escolas militares do país. Este artigo propõe a análise e discussão do processo de inclusão dos alunos autistas das unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM). Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre essa temática a gestores e professores das unidades da instituição. É conclusivo que há a necessidade de um programa de formação para professores e gestores e investimento em infraestrutura e pessoal para uma equipe multidisciplinar especializada. O artigo contribui para a maturidade do trabalho de inclusão do autista nas escolas militares do estado e do país.
© Canal CECIERJ 2024