Nome original do arquivo: DO 2008 - Thelma Lopes Carlos Gardair (1).pdf
Tamanho: 12.5 MB
Data: 04/07/2017
Código do Recurso: 16854
Descrição: Tese de Doutorado - O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis
relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem
teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista e artista. A
pesquisa também explora o estímulo ao debate sobre temas científicos, articulado
a outros saberes, voltado a estudantes do ensino fundamental e médio. Dentre os
principais objetivos desta tese destacam-se: a) Análise das percepções dos
sujeitos pesquisados acerca da imagem do cientista, artista e sobre noções de
artes e ciências; b) Desenvolvimento de peça teatral, baseada em dados obtidos
por meio de questionários e pesquisa histórica, que consista em estratégia
educativa voltada para discussão sobre ciências articulada às artes; c) Análise
dos efeitos da peça junto aos participantes da pesquisa. Para tanto, 226
estudantes responderam questionário, categorizados em três grupos, a saber:
jovens artistas, jovens cientistas e alunos de escolas públicas. O grupo por nós
chamado de “jovens cientistas” é composto por estudantes da “Escola Politécnica
de Saúde Joaquim Venâncio” (EPSJV) e alunos que integram o “Programa de
Vocação Científica” (PROVOC). Na presente pesquisa o grupo de “jovens artistas”
é composto por estudantes que participam de atividades relacionadas à
linguagem teatral em duas instituições, a saber: “Casa das Arte de Laranjeiras”
(CAL) e “Colégio Salesiano Santa Rosa”. Um terceiro grupo integrou nosso
estudo e compôs-se de estudantes que não estavam vinculados a instituições
educativas, programas ou atividades voltadas para o desenvolvimento de
aptidões artísticas ou científicas. Este grupo foi formado por alunos da “Escola
Estadual Amaro Cavalcanti” e do “Collège Jean Jaures”. Ambas as instituições
são públicas. A primeira localiza-se no bairro do Largo do Machado, no Rio de
Janeiro, e a segunda na cidade de Montreuil, na França. As respostas foram
interpretadas à luz do método de “análise de conteúdo”, sistematizado por
Laurence Bardin (1978). Os fundamentos para a escrita da peça foram,
principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir dos 226 questionários.
A trama da peça “Toda menina é uma rainha” consiste na aventura de dois
adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao remexerem
em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde
vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um
inusitado encontro entre Galileu Galilei e William Shakespeare. Como estudo
piloto dos efeitos da peça junto ao público alvo da pesquisa, foram realizados dois
encontros nos quais desenvolveu-se jogos teatrais, exercícios de aproximação
aos temas explorados na peça e preenchimento de questionários. Culminando
com a leitura dramatizada da peça, os referidos encontros possibilitaram a
identificação de qualidades e limites do texto como ponto de partida para a
discussão sobre ciências.