Nome original do arquivo: DissertacaoJessicanorberto_versao_FINAL_digital_2013.pdf
Tamanho: 4.7 MB
Data: 04/07/2017
Código do Recurso: 16855
Descrição: Dissertação de Mestrado - Para a educação de qualquer pessoa no mundo contemporâneo, é fundamental a noção
sobre o que acontece em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), isto é, seus principais
resultados, seus métodos, usos, riscos e limitações, bem como os interesses e determinações
que governam seus processos e aplicações. Para além da educação formal e da educação
científica, a construção de uma Cultura Científica na sociedade também depende de diversos
fatores do meio social, que muitas vezes pertencem ao universo do ensino não formal,
como o acesso a meios de informação diversos, a centros de ciência e cultura, a espaços de
debates cívicos, a opções culturais, como teatro, cinema e feiras, entre outros. A criação do
imaginário científico da criança e do jovem é muito influenciada pelo discurso do professor
em sala de aula, principalmente pela forma como este relata, aborda e discute temas ligados
à CT&I, pelo material didático utilizado e pelo valor que dá às atividades fora da sala de
aula, como visitas a museus, jardins botânicos e feiras de ciências, entre outras atividades.
Por esse motivo, o presente estudo objetivou identificar e analisar a Cultura Científica de
professores e futuros professores da Educação Básica, alunos do curso de Pedagogia a
distância UAB/UFMG, para refletir sobre o processo de formação e desenvolvimento dessa
cultura, bem como avaliar suas práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências e discussões
sobre CT&I. O trabalho, que se configura como Estudo de Caso único (YIN, 2001), inclui
pesquisa bibliográfica e documental, análise dos dados quantitativos e qualitativos, coletados
a partir da aplicação questionários baseados em pesquisas de Percepção Pública da Ciência
e das entrevistas semiestruturadas realizadas com uma estratificação da amostragem geral
e a triangulação de informações, dados e evidências. O corpus do estudo é constituído por
um universo de 155 cursistas de cinco municípios/polos, do interior de Minas Gerais, do
curso de 2011 (Araçuaí, Campos Gerais, Formiga, Governador Valadares e Teófilo Otoni).
Os resultados do trabalho apontam que existe interligação e interdependência dos oito
anéis da Cultura Científica do professor (modelo criado pela pesquisa), sendo eles: Perfil
sociodemográfico; Cultura, leitura e espaços científico-culturais; Assuntos de interesse;
Hábitos informativos; Informação científica; Participação em assuntos de CT&I; Imaginário
sobre CT&I e sobre o cientista; e Prática pedagógica. A pesquisa revela, ainda, que existem
lacunas de aparelhos culturais e de acesso à informação de qualidade nas regiões onde
xii
mora esse público, com prejuízos importantes na formação científica e cultural e na prática
pedagógica dos professores. A maioria dos professores considera importante o uso da mídia
na sala de aula como recurso didático motivador do aprendizado, porém acreditam que as
notícias de CT&I têm uma linguagem complexa e de difícil entendimento. Ficam, também,
patentes, as expectativas não contempladas no curso, principalmente sobre didática na sala
de aula, como exemplos de como proceder em diferentes situações e sobre quais recursos
paradidáticos podem ser utilizados para dinamizar as aulas. A partir deste trabalho, espera-se
abrir caminho para futuras investigações em programas de Divulgação Científica e Cultural
e o fortalecimento da área de estudo no país.